Fushigi Yuugi - A Censura
De vez em quando passo pelo canal Panda na curiosidade de quais os animes que se encontram lá a passar e entre Captain Tsubasa e Escaflowne encontra-se Fushigi Yuugi, resolvi então experimentar dar uma vista de olhos.
Passando ao lado da tradução, que nem sempre será a melhor e apesar de me ter agradado um bocado as vozes demasiado agudas em algumas personagens assustam-me, após algum tempo a ver e a ficar um bocado interessado algo de inesperado acontece...
Num dos combates vemos o início no qual um dos herois ataca um inimigo e em seguida somos logo confrontados com o pós combate no qual o "mau" está derrotado no chão e Nuriko está ferido de morte, algo que também o espectador não se apercebe à primeira visto devido à inexistência de feridas, o episódio termina pouco após eles terem abandonado o corpo de Nuriko.
Qual não é o meu espanto que vejo que o episódio só durou perto de 17 minutos contra os 25 habituais, ou seja, foram retirados aproximadamente 7 minutos de combate a meio do episódio, tornando a história confusa.
E isto não acontece só neste episódio, muitos outros terminam demasiado rápido, e a culpa de quem é? Para não variar é dos nossos amigos Americanos que como carniceiros esventram as séries retirando as partes que julgam impróprias.
O que ainda falta aos hipócritas aperceber é que anime não é sinónimo de série para crianças e não é o destruirem uma obra que o tornam em tal, apenas cria revolta.
Não vou continuar a atacar os "estripadores" senão este post torna-se demasiado longo :P, vou continuar é revoltado...
Cortar pedaços a uma obra...
é destrui-la